sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Postado por
Tato Skin
às
17:21
Flores enquadradas
Chapa de Papelão, lona, cimento acrílica, pigmento, grafite,
pastel oleoso e caceína
90 x 100 cm
Coleção W.Bayer - Stuttgart/Germany
Postado por
Tato Skin
às
16:06
Relicário
Extravasar sentimentos e idéias provindas do interior. As figuras gritavam em torno de um contexto, recorrência de um ato que nos remete ao mundo ou a um tempo imemorial, onde, situações e questões vagam soltas. A estética é descabida, aboli os limites da imagem e fundo, manifesto a força da expressão.
Neste contexto, busco expressar as passagens onde revela-se a seiva espiritual, a homogenização de ação e expressão, relato da vida de Cristo. Neste sentido, poderia dizer que as pinturas relatam o drama, que pode ser atual, encontrados nas ruas e esquinas das cidades. Um drama de luta da vida pela vida. Convergência entre o homem e o sentimento, a carne e o espírito. Um turbilhão de atos e expressões despejados no centro vital, que possibilita o encontro do mundo interior com o exterior numa luta contínua dia após dia.
Esta sinceridade do impulso de criar um relato pessoal, numa necessidade imposta pela paixão, do qual fatos religiosos e realidade decorrem da re-interação da história, que quero tê-los como cúmplices, nesta arte que é expelida do coração e torna-se uma narrativa de dor e vida.
Márcio Kindermann
Crucificação
90 x 120 cm
Lona, juta, cimento, pigmento, acrílica e pastel oleoso
Todas as obras da Série Relicário pertencem ao acervo do
CCSC - São Paulo/SP
Exposição itinerante por várias cidades brasileiras.
Exposição itinerante por várias cidades brasileiras.
Sagrado Coração de Maria
60 x 60 cm
Lona, juta, cimento, pigmento, arame, prego, acrílica e pastel oleoso
Premunição
60 x 70 cm
Lona, juta, cimento, pigmento, cordão, acrílica e pastel oleoso
Martírio de Maria
90 x 120 cm
Lona, juta, cimento, pigmento, grampo de cobre, acrílica e pastel oleoso.
Sobre o trabalho
Romper a relação com o realismo numa quebra de espaço e diluição das formas.Questionar os limites da pintura enquanto cor, textura e densidade.
O suporte, um espaço de ação, incorpora materiais estranhos a pintura, numa introdução a materialidade remetida a uma narrativa. Sobre a superfície, através dos contrastes das cores, transparências e texturas, surgem figuras que vagam. As figuras contrastam com a dramaticidade do fundo, consequentemente, a obra pode representar a si própria.
Figuras retiradas de um fundo, um depósito (Memória), os detalhes são menosprezados em proveito da totalidade, e não trazem uma atualidade urgente, mas um momento atemporal.
Márcio Kindermann
Piedade
70 x 60 cm
Lona, juta, cimento, pigmento, lã de carneiro, prego, acrílica e pastel oleoso
Esta obra participou do IV Salão de Arte da PUC - Curitba/PR
Sacrifício
70 x 60 cm
Lona, juta cimento, pigmento, lamina de aço, arame, acrílica e pastel oleoso.
Esta obra participou do IV Salão de Arte da PUC - Curitba/PR
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Postado por
Tato Skin
às
16:00
Via Sacra
Acervo
Igreja de São João Batista
Grafenau-Doffingen - Alemanha
Jesus cai pela terceira vez
90 x 60 cm
Mista s/Tela - 1998
O artista diante do trabalho
(via Sacra)
Retratar as cenas do calvário de Cristo, foi um desafio,
que ao mesmo tempo foi êxtase e prazer,
dor e tristeza.
Tinha que recriar imagens de dor e flagelos,
vivida por um homem que
pregava paz e amor.
O peso da cruz também senti.
O momento de criação também a carreguei, não
como Simão Cirineu que a fez de fato,
mas o de perceber que Cristo morreu
para nos conceder uma nova vida.
E o que buscamos? Que Fizemos?
Imagens de dor e amor com a Mãe,
onde ambos comungavam do sofrimento.
O compadecimento de Verônica
ao enxugar o rosto de Cristo,
cujo sangue estampou-o no lenço.
As feridas abertas,
a coroa de espinhos, a cruz, o cansaço, a terceira queda
e o rosto marcado pelo sofrimento.
A humilhação de se ver despojado das
vestes, a crucificação, a dor e a agonia.
O corpo machucado, ensanguentado,
crucificado, o fim está próximo.
"Pai em tuas mãos entrego meu espirito."
Maria o tem novamente nos braços, porém sem vida.
O sepulcro, a ressurreição,
o sofrimento dando lugar ao júbilo e a alegria.
Foram cenas que retratei,
que nasciam de um impulso, as cores aparecem escuras,
talvez para mostrar a agressão,
o flagelo e a dor do calvário.
As expressões dos rostos retratados trazem
um ar de tristeza e sofrimento.
Onde Cristo traz seus olhos fechados em todo o calvário,
uma forma que encontrei de amenizar seu sofrimento.
O que os olhos não vêem, o coração não sente (Ilusão).
Mas aparece de olhos abertos na ressurreição,
um momento de pura alegria e longe do sofrimento.
Com certeza estas obras ficaram registradas
em mina vida para sempre.
Não apenas como mais um trabalho executado,
mas como lição de vida e amor.
M.Kindermann - 1998
Postado por
Tato Skin
às
15:30
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Postado por
Tato Skin
às
17:29
Arcos
Arcos
Acrilica s/lona
80 x 280 cm - 1999
Coleção Bluetewseis - Berlin/Alemanha
Contato com artista
m.kindermann@bol.com.br
Postado por
Tato Skin
às
17:16
Arcos
Parcial de Veneza
Pigmento e acrílica s/lona
45 x 85 cm - 1998
Coleção Particular Paris/França
Postado por
Tato Skin
às
17:07
Série
Peixe
Série Peixe - Pintura nº 19
Pigmento s /Papel
11 x 7 cm - 2001
Série Peixe - Pintura nº 20
Pigmento s/Papel
11 x 7 cm - 2001
Série Peixe
Mostrar o desenho, este foi o objetivo
da série.
Trazer o desenho, não como figura,
mas como uma vazão que possibilita ir
além da própria poética.
Uma imagem que surja com desvios, que
possibilita ir além do caminho
sugerido.
Série Peixe - Pintura nº 22
Pigmento s/Papel
10 x 8 cm - 2001
Não trouxe a racionalidade objetiva, o
lúcido, mas sim uma poética
sugestionável, que transita na
possibilidade de sentir, não somente o
desenho como uma forma existente,
mas como algo que esta prestes a se
lançar num universo de traços, linhas e formas.
Série Peixe - Pintura nº 27
Pigmento s/papel
10 x 8 cm - 2001
Série Peixe - Pintura nº 33
Pigmento s/papel
11,5 x 7,5 cm - 2001
Utilizo nessa série como suporte o
papel, que recebe pinceladas de
pigmento preto, expressando através
dos traços e formas um desenho
inusitado, que nasce de movimentos livres.
Série Peixe - Pintura nº 35
Pigmento s/papel
10 x 9 cm - 2001
Exposição apresentada no
Museu de Arte Contemporânea de Sant'Ana do Livramento/RS
Contato com o artista
m.kindermann@bol.com.br
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Postado por
Tato Skin
às
18:32
Série Madona
Acrilica e Pigmento
Sobre Tela
150 x 140 cm
Coleção Particular - Ribeirão Preto/SP
by
M.Kindermann
Postado por
Tato Skin
às
18:29
Postado por
Tato Skin
às
18:23
Postado por
Tato Skin
às
18:20
Postado por
Tato Skin
às
18:12
Série Madona
Acrilica e Pigmento sobre Tela
200 x 160cm
Coleção Particular - Rio de Janeiro/Rj
M.Kindermann
Postado por
Tato Skin
às
18:06
Postado por
Tato Skin
às
17:58
Postado por
Tato Skin
às
17:55
Postado por
Tato Skin
às
17:47
Postado por
Tato Skin
às
17:42
Subscribe to:
Postagens (Atom)